7 de setembro sem desfile em Chapada dos Guimarães

img

 

A previsão do tempo para o feriado prolongado de 7 de setembro vai ser de muito sol, ar seco e temperaturas elevadas, seguindo a tendência já anunciada pelos meteorologistas do Climatempo, de um início de mês de pouca chuva.

Uma grande massa seca cobre a maior parte do Brasil e continua bloqueando o avanço de frentes frias pelo país. Faltando menos de 20 dias para o fim do Inverno o que se observa é a influência de uma grande massa de ar seco sobre o interior do país.

A presença do sol forte e de pouca nebulosidade no céu favorece o aumento dos raios ultravioleta e com o aquecimento no decorrer da tarde, o ar vai secando, perdendo umidade. Por isso, em geral, os menores índices de umidade ocorrem durante a tarde.

 Os termômetros  tem registrado 40ªC no aeroporto Marechal Rondon, onde a umidade relativa do ar chegou apenas 10% e em Chapada dos Guimarães tem chegado a 35 ªC  com quase 20%.

Valores de umidade ideais para saúde são em torno de 60% e próximos aos 10% caracterizam situação de emergência. A Organização Mundial da Saúde aconselha atenção redobrada com o ar muito seco e algumas orientações devem ser observadas. 

Recomenda se neste período evitar exercícios físicos ao ar livre, especialmente no período entre 10hs e 16hs, aumente a ingestão de água durante o dia, utilize umidificador em ambientes fechados, redobre os cuidados com crianças e idosos. Em alguns casos, até aulas poderão ser suspensas, especialmente de atividades físicas em locais abertos. 

Toda esta situação climática agrava se tremendamente com as queimadas tanto na área urbana como rural intensificando a insalubridade do ar.

Diante destes fatores o desfile cívico tradicional em Chapada dos Guimarães foi suspenso pela Secretaria Municipal de Educação e cada escola desenvolverá ações cívicas com os alunos em suas unidades.

A prefeitura decretou dia 08 de setembro ponto facultativo e os serviços essenciais funcionarão normalmente.