Dantielle Venturini, repórter de A Gazeta
Câmeras de segurança conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso, drones que sobrevoarão a cidade e a MT-251 que liga Cuiabá a Chapada, o helicóptero Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), abordagens e também edições da Lei Seca farão parte do esquema nos dias de evento.
De acordo com o Secretário Adjunto de Integração Operacional, coronel Jonildo José de Assis, assim como todos os anos, após diversas reuniões foi planejado uma grande operação integrada para que não hajam incidentes. 'Nós pensamos no bem estar do público que sentirá tranquilidade em aproveitar o festival com a família'.
Segundo o secretário, entre as maiores preocupações está a questão do trânsito na rodovia, por isso um reforço expressivo será feito durante os dias de shows. A orientação é de quem for aproveitar o festival e decidir consumir bebida alcoólica não pegue o volante. 'Eleja o motorista da vez ou melhor ainda ficar na cidade'.
Seis viaturas do Batalhão de Trânsito estarão atuando nas rodovias, além da realização de pontos demonstrativos ao longo da MT-251. 'Nesses pontos, o policiais também podem realizar abordagens e estarão com etilômetro para a realização de teste de alcoolemia'. Além disso, também vão ser realizadas blitz educativas em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar equipes que vão atuar com o veículo Auto Rápido que é equipado com vários aparatos preparado para prestar primeiros atendimentos. De acordo com o tenente BM Barros, um caminhão de pequeno porte para salvamento e também atendimento a incêndios estará no local do evento.
Além da segurança pública o 33º Festival de Inverno Chapada dos Guimarães, realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação em parceria com as forças de segurança e o Governo do Estado, e também a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, vai contar ainda com segurança particular contratados para colaborar com o sucesso do evento.